Organização financeira: primeiros passos

No texto de hoje explico um pouco sobre como a organização financeira te dá liberdade acabando com a cegueira sobre seu dinheiro para começar a se planejar e alcançar o que deseja.

Eu sei bem como é nunca ter dinheiro pra nada e nunca saber se vai dar para fazer aquela coisa que tanto se quer ou se neste mês vai sobrar dinheiro para comprar algo bacana pra você ou se pode pedir aquele jantar especial hoje. E por isto posso te dizer que é possível dar um fim nessa cegueira financeira!

Se você chegou até aqui você pode ser do tipo que gasta tudo que ganha ou pior, gasta mais do que ganha e está sempre acumulando dívida… Mas você pode mudar isso!

Levei muito tempo até perceber que poderia me organizar e administrar melhor o dinheiro que recebia pelo meu trabalho para poder guardar um pouco todo mês e criar uma reserva de segurança.

Nunca soube quanto dinheiro tinha no banco, saía gastando com as coisas e quando via já estava no final do salário. Acabava sempre deixando o sonho de viajar pra depois pois não conseguia juntar dinheiro e não sabia quanto dinheiro colocava em cada área da vida.

Primeiras tentativas de organização financeira

Comecei tentando economizar 100 reais por mês e deu certo, mas ainda não sabia com o que gastava o dinheiro e sempre tinha a sensação de que o dinheiro escorria pelas minhas mãos, pois sempre estava sem. Não foi fácil no começo. Teve meses em que consegui e meses que não. Depois de uns 4 meses tentando a coisa engrenou.

Resolvi fazer uma tabela para lançar meus gastos e descobrir para onde o dinheiro estava indo. Me assustei com o montante gasto em coisas não essenciais.

Decidi me controlar mais e percebi que poderia economizar mais, direcionar melhor, guardar dinheiro para realizar meus sonhos e mesmo assim não passar vontade. Mas isso exigiria organização e força de vontade somadas a um pouco de sacrifício. Deu certo!

Tem sido uma jornada bacana.

O controle em suas mãos

Após organizar esta tabela de controle financeiro bem simples e fácil de administrar e que, além de tudo me deixa sempre por dentro de minhas finanças, comecei a usar o FORTUNO, um app de organização financeira.Deixei este modelo pronto com organização de orçamento pessoal até dezembro/2020. Espero que te ajude!

Na tabela há comentários de como utilizá-la e para que serve cada campo.

Indico fazer os lançamentos iniciais de um mês retroativo para que você já comece identificando pra onde o seu dinheiro está indo. Isto te ajudará na hora que for definir um orçamento mensal decidindo que gastos ficam e que gastos precisam ser eliminados

Qualquer dúvida, entre em contato! Será um prazer te ajudar a começar a se organizar financeiramente. Você verá como a independência financeira vai te fazer muito bem!

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.