Refletindo sobre o incômodo da desorganização

Se você entende que não dá mais para deixar a desorganização e a falta de planejamento destruírem com a sua produtividade e fazerem você entrar em um mar de frustração e ansiedade, você pode dar os primeiros passos nessa jornada de aprendizado e exercícios para alcançar a organização pessoal.

É importante ressaltar que não existe fórmula mágica e que exercícios e métodos funcionam e tem resultados muito particulares para cada pessoa.

Definindo o objetivo

A primeira reflexão após a decisão de se organizar é sobre em qual área da vida quer começar.

Neste exemplo vamos descrever os primeiros passos para alguém que quer começar a fazer exercícios diariamente para melhorar a saúde mental e física.

Reconhecendo limites

Para determinar o seu caminho de construção de uma organização pessoal você precisa saber quais são os obstáculos que terá pela frente. Isso te dá alguma vantagem. Comece elencando as 3 principais barreiras conscientes que você acredita que te impedem de começar a fazer exercícios em casa

Definidas as barreiras, você irá confrontá-las para poder definir as prioridades e primeiros passos.

Por exemplo:
Objetivo: fazer exercícios em casa diariamente
Barreira 1: não tenho equipamentos
2: não tenho horário para isso
3: não sei que exercícios fazer

Agora que você sabe que tipos de crenças podem tentar te atrapalhar, confronte-as buscando sinceras soluções, das mais simples às mais complexas. Anote todas as ideias para em seguida, estabelecer os primeiros passos da sua jornada.

Analisando minhas habilidades para driblar as barreiras

1: não tenho equipamentos

O que poderia ser feito sobre isso?
1 – posso comprar equipamentos
2 – não preciso montar uma sala de ginástica completa em casa
3 – há diversos exercícios que não necessitam de equipamento algum
4 – posso comprar 1 equipamento barato e simples para me habituar e depois ir me planejando para adquirir os demais que julgar necessário
5 – posso comprar equipamentos usados

Essa lista pode ter quantos argumentos você quiser e conseguir. Quanto mais, melhor. Confrontar as barreiras te deixará mais forte e consciente quando elas aparecerem para atrapalhar sua jornada de organização pessoal.

Faça isso com as outras 2 barreiras.

Enquanto faz isso você já estará treinando seu cérebro a rebater seu sabotador interno e a olhar para uma lista maior de possibilidades de vencer as barreiras do que a própria lista de barreiras.

Desenhando os primeiros passos

É importante você definir um período de teste para que ao analisá-lo você faça ajustes, melhorias e dê novas direções à suas ações em busca da organização pessoal.

Por isso, trabalhando com padrões de tempo já estabelecidos você se ajuda a assimilar as coisas mais rápido.

Você pode trabalhar com blocos de 3, 7, 10, 15, 21 ou 30.

Mesclar padrões também funciona muito bem.

Para definir minha rotina organizada de exercícios diários, escolhi um teste de 3 blocos de 7 dias, levando em consideração algumas teorias de que é necessária a repetição de uma ação por 21 dias consecutivos para que ela de torne um hábito. Como método de acompamhamento defini 3 barras de progresso com 7 quadradinhos onde completo de verde se realizei o desafio do dia ou faço um x vermelho se não completei.

Então fiz uma avaliação ao final de cada bloco para evitar que continuasse por muito tempo fazendo algumas coisas de jeitos que já enxergava que poderiam mudar ao longo dos dias. Você perceberá que ficará atento aos detalhes à medida que se envolver e entender que fazer bem feito trará consequências boas para você.

Ao final dos 3 blocos olhei para a % de sucesso de cada um e estabeleci o padrão para renovar o compromisso comigo mesmo. Durante os 7 dias de cada bloco eu revesei os horários de exercícios para verificar em qual horário era mais produtivo, focando sempre em ter uma experiência exitosa e que me estimulasse a continuar ao olhar todo dia pra lousa e ver minha organização acontecendo.

Neste processo todo de início é imprescindível que o objetivo, as barreiras, os principais argumentos contra as barreiras e o progresso diário estejam visíveis para você. Ver os resultados iniciais é uma recompensa que te estimula a seguir.

Sendo assim, esforce-se para estar de corpo e mente presente na hora de marcar o progresso realizado para sentir a sensação de dever cumprido e sua mente relacioná-la ao fato de ter se organizado para fazer o que era preciso fazer.

Se você chegou até aqui, está na hora de dar seus primeiros passos. Você consegue!

Quaisquer dúvidas entre em contato!

Use os comentários da página para contar como está se saindo no teste que definiu para você! Além de reforçar seu sucesso ainda vai estimular outras pessoas.

Boa jornada!

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.